quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mais um atalho para a Libertadores

Até que enfim a Conmebol conseguiu valorizar a Copa Sul Americana, ao garantir ao campeão a classificação imediata para a Copa Libertadores da América do ano seguinte.


Com isso acaba aquela desculpa que os treinadores brasileiros tinham na ponta da língua assim que eram desclassificados da Sul Americana. O clube se inscrevia na competição, era investido dinheiro nas viagens  de longas distâncias e hospedagens para os jogos, e assim que eram eliminados vinham com um discurso de mau perdedor de que o torneio não levava à "lugar algum". Se assim for, por que disputar?

A Sul Americana, outrora chamada de Copa Mercosul, e um pouco antes de Copa Conmebol nada mais é do que uma Libertadores “paralela”, um evento de menor valor mas nem por isso isento de relevância, já que é uma vitrine para a América e para o mundo. As equipes que a disputam não têm a mesma categoria das que disputam a Libertadores, assim como os times brasileiros que jogam a Copa do Brasil (principalmente na primeira fase) não tem o mesmo nível dos clubes do Brasileirão.

Mas aí reside a importância dessas competições: a oportunidade de conhecer diferentes equipes, novos talentos no futebol, além de servir como experiência e treinamento para o restante da temporada, sem contar a premiação oferecida.

Com essa decisão de premiar o campeão com vaga na Libertadores, com certeza o empenho das equipes em conquistar a Sul Americana irá aumentar, propiciando confrontos mais interessantes para acompanharmos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente, já era hora!

Agora sim, foi tomada uma decisão inteligente por parte da Conmebol teremos mais recursos para esssa competição, estádios cheios, equipes motivadas e o torcedor interessado.

Se bem que esse ano o meu SANTOS de Soleil já vai se classificar para a Libertadores através do título da Copa do Brasil (alguém duvida), mas de qualquer forma seremos profissionais, e que venha os avaianos!

Forte Abraço, Sucesso!

Milton Regis

1 de maio de 2010 às 09:14

Postar um comentário