Canal 100 - A emoção através da imagem
O futebol talvez seja o que temos de mais lúdico, aquilo que mais desperta emoções no imaginário do brasileiro.
E isso é transportado para tudo que envolve sua realização, como os programas de rádio e televisão, os jornais impressos especializados, os locutores que caíram no gosto do público.
Para os torcedores com mais de 30 anos, com certeza alguns ícones da cobertura esportiva continuam vivos na memória, mesmo que hoje em dia encontram se extintos, como por exemplo o jornal Gazeta Esportiva, que durante décadas foi um signo da notícia esportiva, espaço este que hoje é ocupado pelo diário Lance!.
O veículo GE permaneceu apenas no meio eletrônico, através do portal gazetaesportiva.net. Outro grande ícone para os torcedores com certeza foi o Canal 100.
Fundado em 1957 pelo cineasta Carlos Niemeyer, o Canal 100 praticava um cine-jornal, com a obtenção de imagens características do jogo, através de ângulos diferenciados, trazendo proximidade, fazendo do futebol realmente um espetáculo “hollywoodiano”. Utilizava-se de uma narrativa dramática, e tinha uma visão documental.
Era exibido nas salas de cinema, antes dos filmes, e cobriu diversas Copas do Mundo à partir do mundial de 58, na Suécia.
Com a morte de seu fundador em 1999, infelizmente o Canal 100 foi perdendo força, e hoje resume-se apenas á um site, que exibe trechos de suas produções.(canal100.com.br)
Os filhos de Carlos Niemyer estão realizando a recuperação do acervo deste que, com certeza, é um dos mais importantes ícones da cobertura esportiva brasileira, principalmente do futebol.Aconselho a verificarem um pouco desta jóia brasileira do cine-jornal, um formato que infelizmente não perdurou até nossos dias, mas que contém uma áurea romântica e apaixonante desse esporte bretão.
Canal 100 - Final Carioca 1968 - Botafogo 4x0 Vasco
Canal 100 - Grandes Craques do Flamengo
1 comentários:
a Band passa de vez em quando no Band Esporte Clube, algumas imagens do canal 100, é simplesmente fascinante
25 de abril de 2010 às 22:19Postar um comentário